Rental Computer

O software mais importante de qualquer computador é seu sistema operacional. Entre as diversas opções encontradas no mercado atualmente, o Windows e o Linux saem na frente — uma briga longa e polêmica. Qual é o melhor sistema operacional para você instalar na sua máquina?

Qual é o sistema mais barato? Linux ou Windows ?

Em tempos de crise econômica, o preço de várias ferramentas de TI tornou-se um fator de decisão para investimentos na área. Isso vale, principalmente, quando falamos de sistemas operacionais.
Nesse ponto, o Ubuntu destaca-se em relação ao Windows. Totalmente gratuito, o sistema baseado em Linux pode ser instalado e distribuído livremente, independentemente do seu uso. Consequentemente, o negócio terá mais verbas para otimizar a sua infraestrutura.
Apesar de ter sido distribuído gratuitamente por alguns meses após o seu lançamento, o Windows 10 só pode ser adquirido com a compra de sua licença. Nesse caso, a companhia que opta pelo sistema operacional da Microsoft conta com três alternativas:
Aquisição em lotes: A empresa ganha um desconto por adquirir um grande número de licenças, que são permanentes. Se for necessário, versões especiais para ambientes corporativos podem ser licenciadas dessa forma.
Compra em revendedores oficiais ou direto com a MS, em baixas quantidades: É possível adquirir a versão Home e a Pro com preço cheio.
Compra indireta junto com um computador: Quando a empresa compra um computador com o Windows 10 pré-instalado, a fabricante parceira da Microsoft (também chamada de OEM) coloca o valor da licença junto com o preço do dispositivo.

Estabilidade e desempenho


Como o Windows vem instalado na maioria dos computadores, o hardware dele é feito  pra funcionar bem com esse sistema operacional. Ah, hardware são as pecinhas de dentro do computador, como o processador, a memória, a placa de vídeo e outras coisas. Em alguns casos, essas peças não são compatíveis com o Linux.
Mas, o sistema Linux é conhecido por ser bem estável, viu? Além disso, ele é rápido, flexível e funciona normalmente em quase todas as máquinas, seja num modelo mais atual ou antigo.
Assim como o Windows, o Linux também já vem pronto pra ser usado. É só você configurar o sistema e deixar ele com as características básicas que precisa pra usar. E, como ele é um sistema aberto, você também consegue alterar o código fonte. Assim, dá pra personalizar ainda mais os arquivos e programas pra que eles funcionem do jeitinho que você quer. Mas, pra isso você precisa entender ou aprender um pouco de programação, tá?

Compatibilidade e programas


Programas específicos como Adobe Photoshop nem sempre tem versões pro sistema Linux, tá? Isso também pode acontecer com alguns jogos como GTA V e Resident Evil 7. Mas, isso tá mudando, viu? A loja de jogos Steam, por exemplo, tem apoiado a adaptação de jogos pro sistema operacional Linux e já oferece muitas opções pra ele. Por isso, veja se os aplicativos que você costuma usar podem ser instalados no sistema.
Sabe o pacote Microsoft Office? Então, ele também não é compatível com o Linux, mas, tem programas alternativos, como o LibreOffice, que te ajudam a abrir e editar os arquivos do Microsoft Office no computador Linux. Legal, né? Então, se você já tem uma noção de programação ou quer tentar algo novo que não seja um Mac, o Linux é uma excelente opção.

Agora que você já conhece melhor esses dois sistemas, escolha a melhor opção na sua locação aqui na
Rental Computer!